Nossas ações

Feira Orgânica: A Feira Orgânica COOPFAM foi iniciada em março de 2019 com ocorrência às quartas-feiras. Participavam Flávia, Márcio e Sr. João. Desde março de 2020, com a Pandemia do COVID-19 a feira física foi suspensa e transformada em um Grupo de Consumo Responsável e agora, no Recanto Orgânico: Alimente-Bem, Viva Melhor.


Vale Orgânico: A COOPFAM para incentivar a produção e o consumo dos produtos orgânicos criou em 2019 o Vale Orgânico. Este vale é parte do Vale Alimentação que tem parte de seu recurso destinado para que os(as) colaboradores(as) comprem os produtos orgânicos dos(as) produtores(as) certificados(as).


Projeto HortMOBI: Semeando Autonomia: Executado desde 2019, este projeto foi idealizado pelo Grupo Mulheres Organizadas Em Busca de Igualdade (MOBI). As mulheres do grupo perceberam que o foco da produção da agricultura estava somente no café e assim, deixaram de produzir alimentos para o consumo próprio e passaram a consumir produtos de supermercados e com agrotóxicos. Deste modo, o projeto visa atender:

ao resgate da cultura da produção de alimentos saudáveis para o consumo das famílias, com foco na agricultura orgânica e agroecológica; a promoção da segurança alimentar e nutricional, e também, da soberania alimentar. Atualmente, o projeto conta com 35 mulheres, sendo que 06 destas estão comercializando seus excedentes.


Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA HortMOBI): A CSA HortMOBI foi iniciada em outubro de 2020. Conta com 06 agricultoras e 06 co-agricultores(as). Tem como objetivo o fortalecimento da produção de alimentos das mulheres do Projeto HortMOBI: Semeando Autonomia.


Doação de alimentos: Como forma de promover a segurança alimentar e nutricional da comunidade local, a COOPAM, desde 2020, realiza a doação de alimentos orgânicos para o Hospital Gimirim e para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Poço Fundo.


COOPFAM Agroecológica: Projeto em fase de execução, será desenvolvido com captação externa de recurso por meio da “Chamada – Fundo de incentivo e a produção local de alimentos saudáveis e diversos promovida pela CLAC e pela BRFAIR”. A COOPFAM fará a execução de um projeto de fortalecimento da comercialização de hortaliças com foco na produção orgânica e agroecológica.

0