Nossa origem, nossa história

O Recanto Orgânico: Alimente-se Bem, Viva Melhor nasceu do trabalho em conjunto de uma rede de produtores(as) e consumidores(as) que veem na agricultura orgânica e na agroecologia a possibilidade para uma melhor qualidade de vida.

É uma iniciativa de comercialização de alimentos orgânicos promovida pela Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região – COOPFAM, referência na cafeicultura orgânica, localizada no Sul de Minas Gerais.

O ponto de partida para o Recanto Orgânico: Alimente-se Bem, Viva Melhor foi o contexto da Pandemia do COVID-19. Em março de 2019, a COOPFAM criou a Feira Orgânica que acontecia todas as quartas-feiras. No entanto, com a Pandemia instaurada em março de 2020, a Feira Orgânica foi suspensa e transformada em um Grupo de Consumo Responsável com duas frentes:

  • Atendimento aos colaboradores da COOPFAM com o Vale Orgânico – parte do vale alimentação é destinado ao consumo dos produtos dos feirantes; e
  • continuidade na comercialização com os clientes já estabelecidos na Feira.

Somado a isto, houve também a paralisação da comercialização dos mercados institucionais, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o que prejudicou a renda dos(as) produtores(as).

Diante de todos estes fatores, a COOPFAM, com a proposta de ser uma Cooperativa de Pessoas e transformar realidades por meio da Cadeia do Bem, teve a ideia de criar um canal online de comercialização de hortaliças, frutas e processados para fortalecer a comercialização dos(as) agricultores(as) orgânicos e agroecológicos e expandir, de forma acessível, o consumo dos alimentos orgânicos para cada vez mais pessoas do município de Poço Fundo e da região.

A nossa estratégia de comercialização se dá pelas cadeias curtas de produção, onde, a comercialização acontece de forma direta entre produtores(as) e consumidores(as), de modo a valorizar a produção local e a origem dos alimentos. Eliminamos atravessadores e fortalecemos a valorização da agricultura familiar. Nossa comercialização também está baseada nos seguintes princípios: comércio justo, preço justo, sustentabilidade e valorização da vida; promoção da segurança alimentar e nutricional e soberania alimentar.

Atualmente, são 07 produtores(as) envolvidos neste projeto de comercialização: Rosângela, Luís Carlos, Flávia, Marcio, Claudimar, Sr. João e Regina. Todos possuem certificação participativa de seus produtos.

A escolha do nosso nome: Recanto Orgânico: Alimente-se Bem, Viva Melhor

Para a escolha do nome do site, a COOPFAM promoveu o concurso “Coopfam Agroecológica”, com o objetivo de interagir com as famílias cooperadas. Os nomes recebidos como sugestão vieram acompanhados da justificativa do nome. Em uma segunda fase, foi aberta votação pública e assim, chegamos ao nosso nome! O nome foi idealizado por Maria Izabelle Pereira, jovem de 20 anos, engajada em vários projetos da COOPFAM. (Colocar foto da jovem)

Justificativa (Na íntegra): “Pensei na palavra recanto por indicar um local e em orgânico por ser um site de comercialização de produtos orgânicos. Já a frase: “alimente-se bem, viva melhor” resume os benefícios de uma alimentação orgânica. Além de que “alimente-se bem” traz um duplo sentido. Primeiro, traz a ideia de uma alimentação saudável e segundo que, quebra o pensamento errado de que a produção orgânica não é capaz de suprir a demanda da população, ou seja, transmite a ideia de fartura.”

Conheça quem nos alimenta para uma vida melhor!

Conheça algumas das nossas ações em prol da produção orgânica e agroecológica!

Equipe técnica responsável e idealizadora da plataforma:

Camila Fernandes – Colabora COOPFAM – Gestão do sistema de compras

Mariana Martins – Colaboradora COOPFAM – Elaboração de conteúdo e gestão do sistema de compras

Cooperativa EITA – Desenvolvimento e manutenção da plataforma online

0