Sr. João

João Gonçalves, 66 anos, vive no Sítio Cardoso no município de Poço Fundo – MG. Mais conhecido como Sr. João, ele é um dos agricultores pioneiros na construção do que hoje é a COOPFAM, que antes era a Associação dos Pequenos Produtores de Poço Fundo.

Desde o início da trajetória da COOPFAM, Sr. João diz que ele junto a um grupo de produtores(as), sempre lutaram para que a Cooperativa diversificasse a sua produção. Desta luta que tem sido conquistada aos poucos, Sr. João diz que desde sempre, assim, faz sua produção de hortaliças e legumes no sistema de manejo orgânico.

O certificado participativo está com Sr. João há cerca de 05 anos e ele comercializa seus produtos em Poços de Caldas, em feira em Alfenas, na COOPFAM e para amigos que acreditam no propósito da agricultura orgânica.

A importância da produção orgânica para o Sr. João se faz na vida. Preservação dos animais, da natureza, das águas. Ser um aliado no equilíbrio ecossistêmico e na preservação da agrobiodiversidade. Ele diz ter muito orgulho de trabalhar nesta frente da agricultura. A importância que vê é tanta, que a saúde é primordial nesta relação entre quem produz e quem consome.

Sr. João acredita muito também na relação próxima que há na comercialização dos alimentos. Quem consome, conhecer quem produz e a origem de seus alimentos e para os(as) produtores(as), conhecer quem consome o que é produzido com tanto carinho e consciência na roça. Acredita que esta relação valoriza a produção e não explora no preço nem quem consome nem quem produz. Acredita na solidariedade que há no preço justo e no comércio justo. Esta relação desperta também a confiança, pois, o certificado participativo é a garantia para o consumidor de que seus produtos são realmente produzidos no manejo orgânico.

Para quem acessa e for acessar aos seus produtos, Sr. João gostaria que todas as pessoas valorizassem muito o trabalho dos(as) agricultores(as), pois, para ele, a importância é tanta quanto a de um médico. Se para Sr. João o médico trata a doença, o(a) agricultor(a) a previne, de modo a proporcionar as pessoas o acesso à alimentos saudáveis e que auxiliam na prevenção de doenças. A importância que há no trabalho de Sr. João e tantos(as) outros(as) agricultores(as) em sua visão, é imensa; é um poder de transformação social e para com o meio ambiente: “É muito importante o nosso produto para quem consome e para nós também, porque a gente está tendo a certeza de que está produzindo um bem para a sociedade. Apesar de ser pequena a parcela, mas é um bem né?!

0