Regina

Maria Regina Mendes Nogueira, 49 anos, vive no Sítio Vargem do Amparo junto ao seu esposo, Carlinhos.

É na propriedade deles, ao redor da casa, que Regina possui seus quintais produtivos com a produção de rosas e hortaliças orgânicas há cerca de 06 anos. É o pedacinho de terra que ela nomeou de “Recanto Sonho Meu”. Regina também é produtora de Café Orgânico Feminino – COOPFAM.

Desde que começou o plantio, Regina utiliza do sistema de manejo orgânico. Ela comercializava com vizinhos e amigos o excedente do que plantava para o consumo da família. Com incentivo do Projeto HortMOBI: Semeando Autonomia, ela passou a ter uma maior variedade de alimentos e começou também a comercializar seus produtos por meio da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA HortMOBI). O projeto e as vendas foram incentivos para que fosse certificada sua horta neste ano de 2021.

Regina vê na agroecologia a união do cuidado com a natureza e do cuidado com a família para a produção de alimentos saudáveis. Por isto, para ela a importância na produção orgânica está na segurança alimentar, na saúde, ao consumir um alimento sem agrotóxicos. Outro ponto importante é o cuidado com a terra.

A comercialização direta para a Regina tem seu ponto positivo no acesso fácil aos alimentos e na qualidade deles, pois as pessoas irão consumir produtos mais frescos. E esta comercialização é possível via certificação participativa. Regina acredita que a importância no certificado está na garantia para quem consome, de que o produto é realmente isento de qualquer tipo de agrotóxico.

Regina quer que as pessoas tenham a certeza e a segurança sobre os alimentos adquiridos, por isso, ela nos diz que “Eu quero passar o desejo que eu tenho de estar fornecendo às pessoas, os mesmos alimentos saudáveis que eu consumo para mim e para a minha família! Que eles tenham a segurança naquilo que eles estão consumindo, que é uma fonte de saúde!”

0