Claudimar

Claudimar de Paula, 45 anos, mora no Canto dos Gonçalves, zona rural de Poço Fundo – MG. Faz 14 anos que ele produz no sistema de manejo orgânico as suas hortaliças e o certificado participativo, ele possui há 04.

A certificação participativa para Claudimar tem importância por ser a garantia aos consumidores de que seus produtos são produzidos livres de agrotóxicos. É a garantia de uma alimentação saudável.

Desde a época em que trabalhava com o manejo orgânico sem o certificado, Claudimar comercializada para a merenda escolar por meio do PNAE. Depois da certificação, continuou nestes mercados, e atualmente, comercializa também, pela COOPFAM.

O interesse pela produção orgânica se fez na vontade em ter uma alimentação mais saudável, não só para Claudimar e sua família, mas para toda a população. E para ele, a produção orgânica representa tudo relacionado a uma boa saúde, garantida por meio do consumo de alimentos saudáveis. Para quem consome e para ele e sua família, a importância do consumo de orgânicos se dá no acesso aos alimentos livre de agrotóxicos.

Para Claudimar, a proximidade entre quem produz e quem consomem, faz-se na facilidade de acesso aos alimentos por parte dos consumidores, e também, em um preço justo pelos alimentos. De mesmo modo que, para ele, a comercialização direta representa maior valorização de seus produtos e geração de renda de forma justa.

Claudimar diz que para o fortalecimento da comercialização de orgânicos, as pessoas devem olhar com mais atenção para estes produtos, pois eles estão aliados a uma mudança de consciência: “[…] A partir do momento que você parte para esse lado e põe na cabeça, muda muita coisa. Inclusive, qualidade, no caso, a mentalidade do ser humano em si. Eu acho que deveria se dar mais atenção, porque é o consumo de produtos bem diferenciados!”.

0